Dr

Especialidades

Cardiologia

O cardiologista é o especialista apto para realizar diagnósticos e tratamentos para doenças relacionadas ao coração. Esta especialidade está vinculada também ao sistema circulatório. As doenças mais que o cardiologista mais trata estão entre elas: hipertensão, AVC e arritmia. Por este motivo, é importante a atuação preventiva do Cardiologista para promoção da saúde do paciente.

Cirurgia Cardíaca

A cirurgia cardíaca é um procedimento cirúrgico no coração e também em grandes vasos. As responsabilidades destas técnicas estão sob a realização de um cirurgião cardíaco, que tem como objetivo tratar complicações de doença cardíaca isquêmica, conhecida como ponte de safena, corrigir doença cardíaca congênita e tratar doença das válvulas cardíacas. A cirurgia cardíaca também inclui o transplante de coração.

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma é um teste que detecta e registra atividade elétrica do coração, apresentando a rapidez das batidas e seu ritmo. Os sinais elétricos fazem o músculo cardíaco contrair a medida que se encontram através do coração. Ele ainda registra a força e ritmo dos sinais elétricos sempre que eles passam por cada parte do coração. Seu objetivo é diagnosticar todo e qualquer problema cardíaco no paciente.

Avaliação Cardiológica Pré-operatória

A avaliação cardiológica pré-operatória é solicitada a pacientes que tem indicação de procedimento cirúrgico. Consiste em uma consulta com o cardiologista, em que se pretende estimar o risco cirúrgico e propor medidas para redução desse fato. Os eventos cardíacos pré e pós-operatórios são a maior causa de morbidade e mortalidade em cirurgias eletivas não cardíacas. Na consulta pré-operatória, três elementos devem ser avaliados: variáveis clínicas, a cirurgia em si, e a capacidade funcional. O primeiro passo é obter a história completa e realizar um detalhado exame físico; a seleção de exames complementares deve ser criteriosa. Os testes funcionais desempenham papel complementar, para aqueles pacientes cujo médico acreditar que têm um risco maior que o habitual ou que este não pôde ser bem avaliado apenas com os parâmetros semiológicos.

Avaliação, programação e implante de marca-passos

Esta avaliação consiste em descobrir se o paciente necessita e/ou está apto a fazer uso destas técnicas para a saúde cardíaca. O marca-passo é um pequeno aparelho que envia pulsos elétricos ao coração sempre que sente que o batimento cardíaco está muito lento. Ele funciona como parte de um sistema de ritmo composto por três componentes: o gerador de pulso, os eletrodos e o programador.

Desfibriladores e ressincronizadores

A desfibrilação é a aplicação de uma corrente elétrica que através de um desfibrilador tem a função de reverter um quadro de fibrilação auricular ou ventricular. Já o ressincronizador cardíaco é um tipo de marca-passo especial, utilizado para casos específicos em que a causa se dá por arritmias e promove melhora no batimento do coração, através da sincronização do estimulo cardíaco.

Cirurgia de Revascularização do Miocárdio

A cirurgia de revascularização é um procedimento que pode ser executado de forma tradicional com a parada cardíaca ou com ele batendo. O coração e pulmões continuarão a trabalhar durante a cirurgia, e os cirurgiões utilizam um sistema de estabilização de tecido para imobilizar a região do coração onde eles precisam trabalhar. Este procedimento é indicado quando as artérias não podem fornecer sangue suficiente para o coração.

Cirurgia de Válvulas Cardíacas

A cirurgia de válvulas cardíacas é uma operação realizada com o coração aberto. O cirurgião abre o tórax e coração para remover a válvula lesionada e substituir por uma nova válvula artificial (prótese). Existe também a cirurgia minimamente invasiva onde a válvula lesionada é substituída através de uma pequena incisão próxima ao osso esterno, sob seu músculo peitoral direito. esse tipo de técnica permite uma mais rápida e melhor recuperação do paciente com menos tempo de internação hospitalar.

Cirurgia de Doenças da Aorta

A aorta é a maior artéria do corpo. Ela se origina junto à valva aórtica na saída do coração e segue até o abdômen. As cirurgias de doença da aorta são indicadas para os aneurismas, e esta cirurgia é realizada de forma aberta, através do implante de uma prótese que pode ser colocada através de um cateter por inserção femoral (virilha), não sendo indicado o tratamento percutâneo.

Tratamento Percutâneo de CIA e CIV

A CIA ou Comunicação Interatrial ocorre quando existe um orifício entre as duas câmaras do coração chamadas de átrios (esquerdo e direito). A CIV comunicação interventricular, é um defeito que separa as duas cavidades ventriculares do coração, e podem ser adquiridos por trauma, pós-infarto agudo do miocárdio ou por defeitos congênitos durante a fase embrionária, ambos defeitos pode ser tratados convencionalmente através da cirurgia cardíaca aberta por incisão torácica, em alguns casos pode ser utilizados o tratamento percutâneo com a colocação de uma pequena prótese inserida através da punção da artéria ou veia femoral.